16 de nov. de 2017

Nova diretriz reduz limite para Hipertensão Arterial

Periodicamente, especialistas, reunidos em comunidades e fóruns específicos analisam as condições de promoção de saúde, tratamento e prevenção de doenças e estabelecem diretrizes que visam regular, padronizar ações e orientar profissionais de saúde e informar a população em geral sobre temas específicos.

Recentemente, novas diretrizes têm alertado a população para o risco cada vez maior de desenvolvermos doenças crônicas (como diabetes, hipertensão arterial e dislipidemias), fruto de nosso hábito cotidiano cada vez mais acelerado e estressante, sedentário e com péssima alimentação. E assim, têm modificado os índices de referência nas taxas específicas indicadoras dessas doenças.

A mais recente, envolveu a HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA (HAS): A Associação Americana do Coração, atualizou suas informações indicando a leitura 130/80mmHg como indicativa de alerta para Hipertensão (traduzindo: o popular "13 por 8" passa a ser considerado "pressão elevada". Os valores considerados normais ideais continuam sendo abaixo de 120/80mmHg.

SEM PÂNICO: Essa mudanças não significam que numa única medida que for tomada igual ou acima desse valor já lhe colocará como "hipertenso". O próprio guideline recomenda ao menos 3 medições em momentos distintos e com equipamentos qualificados. Sendo ainda recomendado o MAPA 24h, para diagnosticar a doença.

SEM REMÉDIOS: Outro fator preocupante é quanto a prescrição indiscriminada de medicações ou mesmo a automedicação, resultante do alarde causado pela proliferação de informações como essa sem as devidas ponderações. O índice "13 por 8", como informado anteriormente é um SINAL AMARELO! Um indicador de que já passou da hora de adotar hábitos mais saudáveis URGENTEMENTE, uma vez que seu risco de desenvolver complicações da pressão alta é DUPLICADO, segundo esses especialistas. Não saia tomando remédios sem a devida orientação.

DESDOBRAMENTOS: Essas diretrizes americanas foram divulgadas nesta semana, e já tiveram enorme repercussão na mídia, mas possivelmente as organizações nacionais ainda irão se pronunciar a respeito, com o intuito de melhor orientar a população, inclusive trazendo dados relativos a população brasileira.
Controle o estresse, reduza seu peso,
limite o álcool, não fume
e pratique exercícios



CONSULTE PROFISSIONAIS: Não adie seus cuidados com a saúde! Nessas novas diretrizes existem ainda recomendações de ordem nutricional (como aumento na ingestão de potássio), e de tratamento medicamentoso (apontando a medicação como indispensável apenas no estágio 2 da HAS, e restrições no uso dos betabloqueadores). Portanto, é imprescindível que você seja orientado por profissionais qualificados e especializados que possam orientar da melhor maneira quanto a prevenção e controle da HAS, através de dieta e exercícios físicos, bem como uma prescrição medicamentosa adequada e apenas quando realmente necessário. 


Confira abaixo a tabela de referência dos índices para Pressão arterial:

A pressão arterial passa a ser classificada como
  • Normal : quando PAS < 120mmHg + PAD < 80mmHg;
  • Elevada quando PAS estiver entre 120 e 129mmHg + PAD entre 80 e 89mmHg
  • Estágio 1 – Quando PAS estiver entre 130 e 139mmHg ou PAD entre 80-89mmHg
  • Estágio 2 – Quando PAS estiver acima ou igual a 140mmHg ou PAD acima ou igual a 90mmHg

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá... Obrigado por comentar em meu blog... se desejar, deixe seu e-mail para contato! Continue acompanhando o trabalho!