9 de jun. de 2009

Exercício físico e Doenças reumáticas


Pessoas com doenças reumáticas não são difíceis de encontrar nas academias de ginástica ou no treinamento individualizado. Desde casos de simples incômodo articular, até intervenções cirúrgicas.
E foi um caso deste tipo que me despertou o interesse em tratar do assunto aqui no Blog. Especialmente pelo fato de ter notado algumas pessoas muito jovens com este problema, alguns alunos inclusive.
Existe uma série de diferentes manifestações de doenças reumáticas (comumente denominadas reumatismos), com causas e complicações diversas. Em alguns casos, os desconfortos são tamanhos que geram quadros depressivos, atrapalhando o decorrer do tratamento.


O Exercício físico pode contribuir bastante nestes tratamentos sendo, muitas vezes, parte indispensável destes, uma vez que a inatividade pode levar ao agravamento da doença e até mesmo perda de função de áreas afetadas.
Além dos benefícios de ordem motora, o bem-estar psicológico proporcionado ao paciente é extremamente útil. Ao sentir as melhorias (como a diminuição dos desconfortos e dores) estes alunos/pacientes encontram a motivação necessária para a continuação e dedicação ao tratamento e à prática da atividade física.


É preciso, porém, um ENORME cuidado ao lidar com exercício físico nos pacientes de doenças reumáticas, pois estas podem deixá-los limitados em alguns movimentos podendo ser necessário o auxílio em alguns exercícios, ou até mesmo excluindo (temporariamente ou não) alguns movimentos do programa de treinos.
O treinamento mal conduzido pode provocar a rejeição do aluno/paciente ao exercício físico e até ao tratamento convencional da doença.


Convém que profissionais de Educação física capacitados a lidar com estes casos especiais sejam os responsáveis pelo acompanhamento dos treinos deste tipo de aluno, no sentido de fornecer a atenção e o cuidado específico de que necessita, passando assim, confiança ao mesmo.

VEJA MAIS SOBRE DOENÇAS REUMÁTICAS AQUI:
www.reumatologia.com.br
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/reumatismo/doencas-reumaticas.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá... Obrigado por comentar em meu blog... se desejar, deixe seu e-mail para contato! Continue acompanhando o trabalho!