28 de ago. de 2008

MALHAÇÃO EM CASA - Aparelhos práticos.





A indústria do Fitness está sempre inovando em roupas, aparelhos e acessórios para aqueles aficcionados pela boa forma. Uma das preocupações do ramo é com aqueles que por questão de comodidade, segurança, questões de tempo, ou simples preferência buscam realizar suas atividades físicas em seu próprio lar ou ambiente de trabalho.

Para isso lançam diversos aparelhos multifuncionais, que trabalham diversas áreas do corpo "ao mesmo tempo" num espaço reduzido. Com aquele velho Slogan "é uma academia na sua casa". É bom ter cuidado com alguns desses equipamentos, já vi em comerciais de TV uma simples bicicleta ergométrica com um slogan desses.

Mas não há dúvida de que são práticos, cômodos (alguns até demais dá até pra dormir malhando... Ironia, claro), e dão resultados sim (claro que não realizam os tais milagres do emagrecimento ou hipertrofia tão acentuados quanto o que se mostra nos comerciais, muito menos no curto espaço de tempo que prometem), mas não deixam de ser excelentes saídas pra quem deseja malhar em casa...

Conforto requer gasto... certo? certo sim... boa parte desses aparelhos são caros, sofisticados, importados, requerem uma série de acessórios que encarecem o custo final, enfim, ter uma academia em casa talvez nem seja tão prático assim, ocupam pouco espaço mas é preciso ter o espaço, é preciso ter um professor que auxilie (nem confie nos vídeos grátis que oferecem, aquele treino pode não ser adequado pra você e as conseqüências podem não estar citadas na "bula"), além da própria manutenção dos aparelhos. Gastos e mais gastos...

CALMAAAA! NEM TUDO É O FIM DO MUNDO... CLARO QUE TERIA UM JEITINHO BEM BRASILEIRO DE SUPERAR POSSÍVEIS DIFICULDADES. Nem tão brasileiro assim, pois alguns são importados mesmo. Eu disse alguns e provavelmente são os mais caros... Não é nenhuma novidade, mas sem dúvida é algo que poderia sem muito melhor e mais usado do que de fato acontece. São as faixas e tubos elásticos (algo do tipo Thera band, Carci Band - propaganda gratuita hehehe), muitas vezes usadas em fisioterapia, Yoga e Pilates. Estes implementos tem um custo muito baixo quando comparados aos equipamentos maiores, claro possuem uma durabilidade menor e necessitam ser constantemente verificados, mesmo assim são uma solução para gastar menos e exercitar tudo que tem direito.

-Usar elásticos pra Hipertrofiar?

E por que não? Estes elásticos existem em diversas tensões (algumas vezes demarcadas em números ou cores), são combináveis e exigem um baita esforço para ser superado, simula ainda uma resistência isocinética de forma eficaz por fornecer uma resistência variável, sendo muito útil em treinamento de força. Sem dúvida gerando ganhos interessantes para a hipertrofia.

Apresenta uma dificuldade quando se tem o pensamento clássico de contabilizar carga, porém nada impede de ser feita uma periodização e progressão gradual da carga, com cálculos que mesmo sem determinar exatidão em termos de "quilos puxados", indicam a força excercida contra esta resistência, muitas vezes o produto indica essa força na embalagem. Nada como um profissional qualificado para programar um bom treinamento com este aparelho simples e versátil, capaz de inúmeros exercicios, e que ocupa no máximo 10cm² numa gaveta...

Mesmo numa academia, ou em casa... aliar o uso dos elásticos com os demais aparelhos, portáteis também ou não, e com o treinamento aeróbio sem dúvida além de tornar o treino mais variado e menos monótono, ganha-se em benefícios para o organismo. Importante lembrar ainda que são menos agressivos as articulações, tornando-se um excelente aparelho para idosos e portadores de osteopatias, algo que os fisioterapeutras já sabem.

Exige claro, cuidados com armazenamento, com a durabilidade devido a perda natural da elasticidade, cuidados com o manuseio para evitar acidentes e rompimentos, consequentemente...acidentes.

É sem dúvida um aparelho que me agrada e agrada aos alunos.

AMANHÃ É DIA DE ATENDER PEDIDOS, DENTRE ELES FALAR UM POUCO MAIS SOBRE A PREPARAÇÃO PRA CONCURSOS, SOBRE COMO TRABALHO E RESPONDER UMA PERGUNTA DE UMA AMIGA... AGUARDEM...

Imagens: fisiostore.com

Um comentário:

  1. Olá,ícaro!Sou vivian que faz pós contigo.
    achei seu blog,viu!
    procurando exatamente uma maneira de comprar esses elástico pra usaar no meu personal...
    Caso saiba onde compro:
    vivian.bramos@hotmail.com

    ResponderExcluir

Olá... Obrigado por comentar em meu blog... se desejar, deixe seu e-mail para contato! Continue acompanhando o trabalho!