21 de ago de 2017

Padrões de beleza, sacrifício e culpa

Em nosso cotidiano somos constantemente bombardeados por imagens e símbolos que remetem ao corpo perfeito, um padrão determinado por tipos físicos magros, porte atlético, medidas proporcionais, musculatura bem definida e percentuais de gordura baixos.

Aos que se encaixam nos padrões, os olhares, as oportunidades, a fama. Aos que fogem à regra, a tristeza, a vergonha, a inveja, ou a luta incansável para se aproximar ao máximo possível daqueles modelos e, assim, sair da invisibilidade e recuperar a autoestima.

Os padrões que parecem impostos pela sociedade de maneira insensível são determinados por nós mesmo quase que inconscientemente quando enxergamos determinadas características como sinônimas força, saúde e fertilidade. Uma herança evolutiva muito bem aproveitada pela mídia e pelos que vendem seus produtos e serviços neste ramo. Estes radicalizam esses parâmetros desconsiderando diferenças étnicas, culturais e até mesmo limites genéticos, enrijecendo e universalizando a imagem de “corpo ideal”.

E deste cenário pouca coisa realmente benéfica se consegue extrair. Na maioria das vezes, temos a frustração de quem lutou por anos a fio, com dietas, treinos pesados, produtos cosméticos, intervenções cirúrgicas sem alcançar definitivamente tal padrão. Ou ainda, a revolta dos que se negam a limitar seus prazeres, “gastar dinheiro e tempo” admitindo que viverão à margem desses parâmetros mas aproveitando tudo o que a vida tem a oferecer.

Mas, e como profissionais da área? O que devemos recomendar? Sim, nós trabalhamos de certa forma com padrões de beleza. Alcançar objetivos estéticos também faz parte dos objetivos de quem trabalha com Educação Física. Porém, há um ponto crucial: como profissionais de saúde, antes de “moldar” corpos bonitos, buscamos, sobretudo tornar as pessoas saudáveis. Conciliar essas metas seria o cenário perfeito, mas temos de reconhecer que não é fácil, não é rápido e, infelizmente não é alcançável a todas as pessoas (ao menos, não de maneira sadia, definitiva e segura).

Nos cabe então, a franqueza com nossos alunos/clientes, ao explorar dele toda a sua potencialidade ainda que não chegue ao dito padrão. Construir na mente dessas pessoas a ideia de que embora não seja necessário aceitar as pressões externas que nos são impostas a ponto de querer recorrer a métodos perigosos e contraproducentes, buscar alcançar tais padrões não é uma atitude reprovável. Ao contrário, ainda que estejamos distantes dos “modelos de perfeição”, cada passo (de forma segura e saudável) que damos em direção a eles, nos afastamos do extremo oposto que seria o desleixo com a saúde de forma geral, o que fatalmente nos levaria a enfermidades e uma péssima qualidade de vida. 

Sim, você se ama e não precisa se submeter aos sacrifícios absurdos que costumeiramente observamos, mas seu corpo precisa de cuidados permanentes e você se ama o suficiente para manter-se sadio.

27 de jun de 2017

Fuja dos "pitaqueiros"

Você já parou pra notar quanta gente aparece para dar pitacos (aqueles conselhinhos nem sempre muito úteis) sobre nosso treino, nossa alimentação, sobre tal exercício que “pega mais tal músculo”, ou aquele medicamente que “acelera a queima de gordura”? Muitos hein? Engraçado que boa parte deles vem de pessoas que tem problemas pra hipertrofiar, ou emagrecer e não conseguem solucionar. Seria talvez por que não fazem o básico?

Encontramos pessoas nas academias que praticamente nunca seguem o treino prescrito pelo professor, vivem inventando ou reproduzindo exercícios que viu na internet, além daqueles que não frequentam nutricionista, mas gastam fortunas com produtos consumidos por conta própria. E apesar disso tudo, não mostram nenhum resultado satisfatório, ou pelo menos, nada muito diferente do trivial.

Mesmo que essas pessoas tivessem grandes resultados com seus “métodos”, é impossível garantir que o que funcionou pra elas funcione da mesma maneira para você. São organismos distintos que reagem de maneira diferente a estímulos diversos.

Sim, esse texto fala apenas o que você certamente já deve ter ouvido do seu professor. Experimente ouvi-lo. Afinal, você passou por uma avaliação física e contou seus objetivos, o professor avaliou seus limites, suas potencialidades e prescreveu seu treino de forma adequada a isso. Sendo então uma maneira eficaz e segura de alcançar suas metas dentro de um tempo razoável. Sua paciência e disciplina com certeza levarão ao sucesso de forma saudável.

Use a dedicação e o tempo que gastaria para ouvir pitaqueiros de plantão ou blogueiras fitness para seus treinos. Use o dinheiro que seria gasto com suplementos e medicamentos desnecessários para pagar bons profissionais. Sem dúvida o custo-benefício será mais vantajoso.


DICAS ADICIONAIS:

- Sua academia não faz avaliação física? MUDA DE ACADEMIA;
- Na academia o professor não acompanha seu treino? MUDA DE ACADEMIA;
- Seu professor prescreve o mesmo treino pra todo mundo? MUDA DE PROFESSOR;
- Tem dúvidas? Procure profissionais e tire-as.

8 de jan de 2017

Gestantes podem se exercitar

Sim, é possível a mulher manter-se treinando durante a gestação, prática que inclusive é benéfica para a mãe e o bebê.

Apesar do excesso de cuidados com os quais cercam as mulheres no período gestacional, nunca é demais mencionar que GRAVIDEZ NÃO É DOENÇA! Portanto, não há o que justifique o afastamento absoluto dos treinos e outras atividades de seu cotidiano. Há de se convir que algumas atividades cotidianas ou de trabalho são tão extenuantes ou mais que um treino numa academia, e há mulheres  que seguem trabalhando até o nono mês da gravidez.

Claro que a mulher passará por diversas mudanças físicas, fisiológicas e psicológicas durante todo o processo de gestação e isso exigirá atenção e adaptação, mas com o devido acompanhamento clínico e prescrição de exercício responsável por parte do profissional de educação física, é possível tirar o máximo proveito dos treinos, garantindo um parto saudável e sem traumas.

Mulheres que se exercitam durante a gravidez comprovadamente apresentam menor ganho de peso, maior tolerância às dores do parto e tendem a ter bebês mais sadios. O processo de recuperação se dá em menor tempo e mais facilmente conseguem retornar ao seu peso anterior.

O ideal é que a preparação ocorra já alguns meses antes de engravidar. Isso requer planejamento. É mais vantajoso que a mulher já esteja adaptada à rotina de treinos e aos exercícios previamente. Os exercícios em si devem ter como objetivo o fortalecimento do core e assoalho pélvico, a resistência dos membros inferiores e a melhora da condição cardiorrespiratória. 

A prescrição deve levar em conta as alterações do centro de gravidade, alterações posturais o ganho de peso e a consequente sobrecarga nas articulações e coluna. Assim, uma estratégia interessante é possibilitar uma grande variedade de estímulos, aliando treinamento de força, com exercícios aeróbicos além do treino de flexibilidade; até variar o ambiente é válido (parque, piscina, academia). A intensidade dos treinos pode ser controlada pela escala PSE (percepção subjetiva de esforço). Alguns cuidados devem ser observados como evitar exercícios em posição supinada, atentar para exercícios com instabilidade ou que exijam longos períodos em pé ou isometria, além de realizar sempre com roupas leves e com clima confortável.

O objetivo principal nesse período não é o rendimento, não é estético, é proporcionar uma gestação saudável que traga benefícios para a mãe o filho.  Converse com seu professor, tire todas as suas dúvidas e vá vem frente!
***Texto publicado também no site welfaretrainer.com.br

23 de dez de 2016

Em busca do bumbum durinho

#esmagaquecresce (???)
Vamos falar de bumbum?

Se fizermos uma pesquisa nas academias, sem dúvidas “ter o bumbum perfeito” seria uma dos objetivos mais procurados pela mulherada (vários homens também), não à toa a hashtag #bumbumnanuca já tem quase 1 milhão de publicações só no Instagram (sem contar suas inumeras variantes).

Atenção para proporção
Já presenciamos casos em que na avaliação física contava como objetivo: "glúteos de panicat". E lá estava a moça fazendo série do #bumbumnanuca, sugerida por uma modelo famosa numa conhecida revista: 3 séries de 15 repetições usando colchonete e caneleiras numa sequência interminável de exercícios (elevação de quadril, abdução, extensão de quadril em 4 apoios e suas diversas variações). Desnecessário dizer que após um certo tempo pouco mudou nos glúteos da aluna, ainda bem longe do #popozão #estilopanicat.

Apesar de muitas dessas celebridades (muitas mesmo!) fazerem uso de recursos artificiais para moldarem seus corpos (como cirurgias plásticas, suplementos, esteróides e altas cargas de photoshop), elas continuam sendo exemplo e objetivos de nossas alunas.


#Semfiltro (???)
E, claro, é possível ter o bumbum bonito de maneira segura e saudável, sem os exageros e maluquices que temos visto por aí. Mas para isso o método precisa ser bem escolhido, bem planejado e esses objetivos adequados ao tipo físico de cada um. Pode ser necessário um ajuste de objetivos: nossos músculos também têm um limite e que normalmente acompanhará a proporção de seu corpo. A nutrição será, como sempre essencial, e a disciplina aliada a paciência determinarão o sucesso.

E pra falar da parte prática: os músculos glúteos são grandes e capazes de gerar bastante força. Ou seja, para serem estimulados de forma eficiente, altas cargas precisam ser mobilizadas e com uma amplitude de movimento satisfatória. Sabe o que isso significa? Que aqueles exercícios citados lá em cima que são vistos nas “séries matadoras” de algumas revistas de fofocas, onde as modelos têm caneleiras de 2kg presas aos pés, não vão ter dar aquela bunda no nível da “preferência nacional”. Pra chegar lá, excelentes opções são Agachamento unilateral, o Agachamento Completo, Stiff e Leg Press. São exercícios completos, complexos, com enorme ativação muscular e grande amplitude, capazes de desenvolver toda a musculatura de glúteos e pernas, sem essa preocupação de isolamento muscular. Nada impede de utilizar outras opções, mas dentro de um planejamento adequado do volume e intensidade dos exercícios.

#fikagrande #agachaquecresce
Cabe lembrar que as musas fitness tem como profissão exibir sua boa forma, e dedicam horas aos treinos intensos e tratamentos estéticos caríssimos diariamente, custeados por seus patrocinadores. Se esse não é seu caso, não há por que querer copiá-las, e ainda assim será possível ostentar uma boa forma. Converse com seu Personal trainer e busque as melhores alternativas, sem exageros ou loucuras. Não faltam exemplos de pessoas que tiveram resultados de gosto estético duvidoso ou mesmo complicações de saúde por causa desses recursos artificiais.

Por menos photoshop e por mais #bumbum #semfiltro.
TEXTO POSTADO TAMBÉM EM: welfaretrainer.com.br

10 de dez de 2016

Aulão de Presente (Ação Solidária de Natal)

PARTICIPE DE NOSSA AÇÃO FITNESS SOLIDÁRIA!

No dia 17 de dezembro às 7h, no parque Dona Lindu, em Boa Viagem, nossa equipe estará realizando um GRANDE AULÃO com o objetivo de arrecadar brinquedos para crianças carentes.
Teremos mesa de frutas, orientação sobre composição corporal e atividades físicas, aferição de Pressão Arterial, Shiatsu Express e Treinamento Funcional.
Você cuida de sua saúde e aproveita para fazer o bem! E TEM MAIS: Ainda participa de sorteios de brindes. Marque seus amigos e venha treinar a gente!!!
A Creche Redenção (Campina do Barreto, Recife/PE) será a beneficiada dessa ação solidária. o espaço acolhe cerca de 100 crianças carentes da comunidade.
Colabore com um brinquedo em bom estado e vamos fazer um Natal mais alegre para essas crianças!


A ONG galera do bem apoia essa iniciativa: